A reportagem de capa desta edição aborda um assunto complexo: o impacto das decisões judiciais de última instância no cotidiano das empresas, principalmente em relação aos temas que envolvem causas tributárias e trabalhistas.
O papel exercido pelos tribunais superiores é indispensável para pacificar o entendimento sobre questões que estão em debate na sociedade, uniformizando regras que se aplicarão a todos. Entretanto, leva-se tempo até que os julgamentos sejam concluídos.
O resultado é que, muitas vezes, essas decisões envolvem aspectos práticos do dia a dia, exigindo que as empresas se posicionem em meio a impasses que perduram por anos. Entre recolher ou não um tributo que está em questionamento, qual caminho seguir? Ou, então, quais medidas adotar na área trabalhista quando há diferentes jurisprudências aplicadas ao caso e o tribunal superior ainda não firmou entendimento?
Nem sempre o empresário tem clareza sobre os riscos ou os efeitos futuros decorrentes da decisão que irá tomar. E, vale destacar, muitas vezes, desconhece recursos que possam protegê-lo, minimizando impactos financeiros consideráveis ao negócio.
Uma boa prática comum às grandes empresas é buscar apoio especializado, prestado por consultorias contábeis e jurídicas. Com base na análise de especialistas e considerando diferentes cenários, o gestor conseguirá traçar o melhor caminho a seguir, já compreendendo os possíveis desfechos que enfrentará. Esse é um cuidado que reduz custos e riscos para o negócio, por isso é tão relevante no meio empresarial.
A análise especializada está ao alcance de qualquer negócio e é o tipo de investimento que ajuda a empresa a evitar problemas, em vez de remediá-los. Na matéria de capa, explicamos como as decisões judiciais impactam as organizações e apresentamos dicas de especialistas sobre como agir em meio a impasses.
Nesta edição, ainda, inauguramos um novo espaço na revista. Trata-se da seção “De olho nos tribunais”, destinada a mantê-lo bem informado sobre as questões a serem analisadas pelos tribunais superiores que podem ter consequências relevantes para seu negócio.
Comentários recentes