A diminuição de gastos é uma tarefa interminável. Levá-la a cabo sem o envolvimento dos colaboradores faz com que ela seja, também, condenada ao fracasso.
1- PLANEJAMENTO
Assim como você define metas e vendas, de produção ou de desempenho, fixe metas de redução de custos. Isso amplia o conceito de geração de receitas da equipe. Avalie em quais áreas o corte é viável e trace as estratégias para alcançá-las.
2- COMUNICAÇÃO
Ao explicar aos colaboradores os impactos positivos da redução, você gera engajamento e evita o temor de demissões geralmente associado a corte de despesas. Valha-se da comunicação simples e direta: lembretes espalhados pela empresa, grupo no WhatsApp e afins.
3- TREINAMENTO
Reduzir custos implica mudar hábitos, o que torna a capacitação fundamental. Comece pelo treinamento do colaborador em sua própria função, para que ele alcance a máxima eficiência e a compreensão de todo o processo. Também ajuda apresentá-lo a métodos de gestão de qualidade com o 5S, por exemplo.
4- ABERTURA
Crie canais para que o pessoal possa apresentar suas ideias. Afinal, cada funcionário conhece as minúcias de sua área melhor do que qualquer outro. Aqui vale tudo: da tradicional caixa de sugestões a rodadas de brainstorming.
5- RECONHECIMENTO
Valorizar o empenho dos colaboradores é essencial para mantê-los motivados. Pode ser prêmio por meta de economia batida, recompensa para a sugestão mais significativa e simples agradecimento para as demais. Até quem apresentou uma ideia inviável merece uma explicação do por quê.
6- EXEMPLO
Como sempre, o engajamento da equipe vai depender do quanto ela percebe o gestor envolvido na contenção de gastos.
Comentários recentes