Estamos vivendo em um mercado cada vez mais competitivo, onde um bom relacionamento com o cliente é primordial para que se construa vínculos e o atendimento ao cliente está se tornando um diferencial para ganhar mais consumidor
nesse mundo tão disputado. Essa ligação vai muito além de vender o produto ou prestar um serviço, estamos falando sobre como prestar atendimento ao cliente, como isso faz toda diferença para seu negócio.

Philip Kotler nos diz que:
“Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los” É preciso que um elo de confiança seja criado, que a arte de atender bem seja internalizado e que “atender bem” tenha o significado de acolher, dá atenção, saber
ouvir, saber falar, saber ser gentil, pois a gentileza é o lubrificante para o atendimento. O atendimento ao cliente deve ser agradável, sútil, surpreendente…

A forma como a empresa atende seu cliente pode ser a diferença entre ela obter seu sucesso ou fracassar nos seus negócios. Mas isso não seria exagero? Não. Pois clientes bem atendidos voltam sempre, não necessariamente porque já foi
apresentado em um primeiro momento a solução para seu problema, mas o fato do acolhimento, do tratar e atender bem fez toda diferença.

Já ouvimos dizer que o cliente é o maior ativo das empresas e de fato realmente são e vejo que o atendimento é a chave principal para manter esse cliente. Temos que saber tratar e atender esse cliente desde o primeiro momento. O tratamento refere-se aos aspectos relacionados a gentileza e cordialidade, já o atendimento envolve o valor como um todo, não só o tratamento mas também a prontidão da empresa em atende-lo, a disponibilidade as solicitações e demandas com produtos, serviços, ambiente limpo e agradável…

Precisamos ter equipe trabalhando em sinergia que saiba a importância do cliente para empresa que entenda que ele é a peça principal desse quebra cabeça e que sem ele o jogo não vai a frente. Precisamos entender que o cliente deve sair da
empresa satisfeito, seja para uma simples informação, adquirir um serviço, fechar um negócio….

Lembre-se que quando alguém busca atendimento, ao menos três coisas precisam ocorrer: ser atendido; sentir-se acolhido; ver sua necessidade resolvida.

“Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos”

Walt Disney