Ter um controle rígido do caixa é essencial para o sucesso de um negócio, mas esse ainda é o ponto fraco de boa parte das micro e pequenas empresas.
1. Separe as despesas:
Um erro comum é retirar o dinheiro da empresa para uso próprio ou remanejar a verba
pessoal para dentro do negócio. Para garantir a sobrevivência da organização, é preciso saber conservar o
patrimônio do empreendimento separado dos bens do empreendedor.
2. Administre seu fluxo de caixa:
É imprescindível acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro, as datas
de pagamento e, principalmente, avaliar constantemente se as contas podem ser reduzidas. A falta de controle do
caixa é um dos maiores vilões das empresas.
3. Cuidado com gastos desnecessários:
Quando a empresa passa a dar lucro e se consolida no mercado, é
comum que se pense em expansão e em melhorias que facilitem o trabalho diário. Essas questões são importantes,
mas é preciso mantê-las alinhadas com o planejamento financeiro. Além de investir no crescimento, é conveniente
reservar uma parte dos lucros para emergências e outras despesas previsíveis.
4. Evite gastos exorbitantes com folhas de pagamento:
Essa despesa não pode representar mais do que 30%
a 40% do faturamento. Sendo assim, é fundamental avaliar quantos funcionários são, de fato, necessários para as
tarefas e, também, rever suas funções. Utilize um sistema de gestão para otimizar resultados e automatizar alguns
trabalhos. Nesse sentido, os sistemas de gestão empresarial tornam a atualização e o acompanhamento de
informações muito mais fáceis, rápidos e precisos.